Dentro das atividades realizadas na semana que foi comemorado o Dia da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) ministrou uma apresentação da metodologia do Projeto Factíveis, grupo de ação que envolve Copasa, Semad, Instituto Estadual de Florestas (IEF), e empresas terceirizadas.
A reunião se deu nas dependências do Centro de Educação Ambiental – Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA - PROPAM), no bairro Castelo, em Belo Horizonte. Estiveram presentes funcionários da Copasa, de Belo Horizonte e Contagem, equipes de fiscalização e vigilância sanitária dos dois municípios, IEF, além de empresas terceirizadas da Copasa que participam de ações em conjunto.
O superintendente de Controle Ambiental da Semad, Eric Machado, esclarece a metodologia apresentada: “Consiste em escolher áreas prioritárias em Contagem, juntamente com a Copasa, e fazer um trabalho de resolução do lançamento de esgoto, tanto residencial, quanto de empreendimentos, em cursos d’água. Aplicamos essa metologia, em um projeto piloto, no Córregos das Acácias, no entorno do parque Gentil Diniz. Lá, atingimos a diminuição do lançamento irregular de esgoto em cerca de 90%.”
Posteriormente, no mesmo dia, foi feita vistoria no entorno da Lagoa da Pampulha para avaliação da qualidade das águas dos córregos que alimentam a represa.